- Submitted: 4 years 2 months ago
-
- Taken date: 2014-02-21 16:03:26
-
- Original file: 1024 x 768 px
-
- File size: 2.3 MB
Description: Igreja de fundação medieval, mas alterada no século XVI por iniciativa de D. Álvaro de Castro (1565), tem uma só nave coberta por abóboda artesonada quinhentista e revestida nas paredes laterais de magníficos azulejos azuis e brancos, de oficina lisboeta da primeira metade do século XVIII, representando cenas da vida de S. Pedro.
A Igreja Paroquial, consagrada a São Pedro, é uma das primeiras paróquias portuguesas, juntamente com três outras que D.Afonso Henriques construiu em Sintra, depois da tomada definitiva da Vila aos mouros, em 1147.
Em 1241, D.Sancho II cede a Igreja de São Pedro (erguida no perímetro do Castelo dos Mouros e cujas ruínas ainda existem) ao bispo de Lisboa. Começaram aqui as rivalidades entre os padres das quatro paróquias que formavam a Vila de Sintra. Todos se queixavam das ingerências alheias nos seus assuntos e protestavam contra o estado da situação. Em 1253, o bispo D.Aires Vasques transferiu a paroquialidade da Igreja de São Pedro para São Pedro de Penaferrim, continuando contudo sempre da apresentação da mitra, como vigaria e depois priorado. Em 1565 foi reconstruída e ampliada por D.Álvaro de Castro, filho de D.João de Castro, vice rei da Índia.
De uma forma simples e resumida podemos descrever esta Igreja matriz como um templo de uma só nave com uma abóbada de estilo manuelino. A meio da nave vê-se um fecho de abóbada com um brasão que sustenta a roda de navalhas de Santa Catarina usada pelos Castros. A fachada e a torre são barrocas e as paredes revestidas de azulejos, azuis e brancos. Os azulejos da nave, são compostos por uma temática heráldica – as armas de D.Tomás de Almeida e simbólica – as chaves de São Pedro. Os painéis figurativos de moldura rectilínea, representam o ciclo de São Pedro como Apóstolo e companheiro de Jesus e o seu Apostolado após a Ascensão.
Details
Submitted: 4 years 2 months ago
Date: Feb 21, 2014
File Size: 618.5 KB
Resolution: 1024x768
Original Size: 2.3 MB
Exif
Camera: SONY DSC-H200
Exposure: 1/4 F: 3.1 ISO: 80
Program: Nomal program
Metering Mode: MultiSpot
Compensation: -1
Focal Length: 4 mm
Flash: No
Date: 2014-02-21 16:03:26
Software: Adobe Photoshop CS5 Windows
Statistics
Comments: 10
Favorits: 0
Unique views: 2507
Favorite Photo of 0 authors
Comments: 10 Replies: 10

Lucyan Azevedo wrote in Feb 28, 2014, 2:54:08 PM
Tecnicamente está ótima, mas não gosto de Igrejas. Prefiro locais "menos santos". Não posso entrar e Igrejas, corro o risco de queimar até às cinzas....hehehe...
Abração, amigo Bruno e bom fim de semana.

Bruno Sousa replied:
a igreja eu faço pela dificuldade que exige na foto e edição... têm muito pouca luz, embora não pareça e precisam de muito tratamento, para ficarem assim, experimenta, não é banana, e não podes usar flash!
depois de fazeres a primeira, a titulo de desafio, e ficar bem, vais ficar orgulhoso do teu trabalho, pois a maior parte do que há em registo é muito fraco, no geral, a excepção dos trabalhos dos mestres do podium.
gd abraço, e favorita lá isto.